sábado, 4 de julho de 2009

Imagens de Obras de Arte Claude Monet



Monet era criticado não apenas pelos temas, mas também por sua técnica, que escapava às convenções acadêmicas. Freqüentemente inspirado pelos mestres clássicos e em particular pelos espanhóis do Século de Ouro, Monet influenciou, entretanto, certos precursores do impressionismo, em virtude da pureza de sua abordagem. A esta sua liberação das associações literárias tradicionais, cômicas ou moralistas, com a pintura, deve o fato de ser considerado um dos fundadores da arte moderna.

Alguns comentários que surgiram no grupo, com a exposição das obras de Monet:

Monet sempre me impressionou tal como outros artistas que estudei em História da Arte… é magnífico o espólio que eles deixaram para o mundo apesar da forma como foram tratados em vida, uns até passaram muito maus bocados para agora outros gozarem e enriquecerem à custa das suas obras.”

“A arte vai ser sempre bela e sempre fonte de desentendimento entre quem cria e os “ditos” críticos, como um dia um autor português disse, os grandes críticos da arte são aqueles que se sentiram frustrados por não conseguirem criar com autenticidade e, então, dedicaram-se a criticar as obras dos outros seja em que área artística for.” “Quem pinta nem sequer pensa se existe um crítico ou não apenas fá-lo por gosto e para se soltar livremente e isso é que é mais importante. Não concordo muito com a produção que hoje se faz em série de quadros apresentados como obras – para mim uma obra de arte é única – mas que são as máquinas que os produzem continuamente. Se por um lado é positivo porque qualquer pessoas as pode obter e ter em casa por se tornar mais barato e acessível, por outro banaliza um pouco a idéia do que é uma obra de arte. Eu diria que esses são mais o tipo de quadro decorativos, referente como o nome diz à arte decorativa mas, são anunciados como pinturas únicas que posteriormente vemos de novo várias repetições serem vendidas”.

Rosiléia Plaster Cruz


Nenhum comentário:

Postar um comentário